Tratamento continuado do sobrevivente de AVC

Direito ao tratamento
Até mesmo após o Centro Hospitalar cessar a sua intervenção nos tratamentos para a máxima reabilitação próxima, são muito frequentes as situações em que a Fisioterapia, Terapia Ocupacional ou Terapia da Fala, ou a intervenção de mais que uma destas, continuam a ser muito importantes. Tantas vezes, a recuperação pode continuar, até mesmo durante anos.
Por exemplo, o médico de família poderá e deverá avaliar a oportunidade do prosseguimento destes tratamentos. Mesmo que seja necessário recordar este direito do sobrevivente de AVC!
Os sobreviventes de AVC beneficiam já de um, ainda que insuficiente, regime próprio, quer na prescrição dos tratamentos pelo médico, quer na sua prática, em particular de fisioterapia. Assim, deve esclarecer se vai ter uma fisioterapia para doentes neurológicos, e não aceitar ser inserido num tratamento para doentes “ortopédicos”!
A reabilitação é um direito!   

 


Centros de Reabilitação 
Nalguns casos, pode ser desejável a intervenção, por norma mais prolongada e intensiva, de um centro de reabilitação.
Os centros de reabilitação são unidades hospitalares especializadas em medicina física e de reabilitação, do Serviço Nacional de Saúde. 
Exercem atividade no âmbito dos cuidados de reabilitação a doentes com lesões neurológicas cerebrais e medulares, lesões músculo-esqueléticas, amputados, grandes politraumatizados, reumáticos, queimados e com lesões cardiovasculares, entre outros. 
O acesso aos cuidados de saúde nos Centros de Medicina e Reabilitação processa-se através de consulta médica de avaliação, da especialidade de Medicina Física e de Reabilitação (MFR).
Da consulta poderá resultar a indicação para admissão do utente em regime de internamento ou tratamento em regime ambulatório. A solicitação de uma consulta nos Centros de Reabilitação pode ser realizada por qualquer utente, ou qualquer beneficiário de uma entidade de saúde, com o qual os centros têm acordo.

Centros de Reabilitação Nacionais 
 
Algarve

Centro de Medicina de Reabilitação do Sul (CMR Sul)

t: 289 840 700

e: info@cmfrsul.min-saude.pt

w: www.cmfrsul.min-saude.pt

Lisboa e Vale do Tejo

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

t: 214 608 300

e: secretaria-geral@scml.pt

w: www.cmra.pt


Centro

Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais

t: 231 440 900

e: cmrrc@roviscopais.min-saude.pt

w: www.roviscopais.min-saude.pt

Norte

Centro de Reabilitação do Norte

t: 220 901 200

e: secretariado.cae.crn@scmp.pt

w: www.portaldasaude.scmp.pt 

Membro de:

Apoio científico: