Tratamento continuado do sobrevivente de AVC
Direito ao tratamento
Até mesmo após o Centro Hospitalar cessar a sua intervenção nos tratamentos para a máxima reabilitação próxima, são muito frequentes as situações em que a Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala ou outras, ou a intervenção de mais que uma destas, continuam a ser muito importantes. Tantas vezes, a recuperação pode continuar, até mesmo durante anos.
Por exemplo, o médico de família poderá e deverá avaliar a oportunidade do prosseguimento destes tratamentos. Mesmo que seja necessário recordar este direito do sobrevivente de AVC!
Centros de Reabilitação
Nalguns casos, pode ser desejável a intervenção, por norma mais prolongada e intensiva, de um centro de reabilitação.
Os centros de reabilitação são unidades hospitalares especializadas em medicina física e de reabilitação, do Serviço Nacional de Saúde.
Exercem atividade no âmbito dos cuidados de reabilitação a doentes com lesões neurológicas cerebrais e medulares, lesões músculo-esqueléticas, amputados, grandes politraumatizados, reumáticos, queimados e com lesões cardiovasculares, entre outros.
O acesso aos cuidados de saúde nos Centros de Medicina e Reabilitação processa-se através de consulta médica de avaliação, da especialidade de Medicina Física e de Reabilitação (MFR).
Da consulta poderá resultar a indicação para admissão do utente em regime de internamento ou tratamento em regime ambulatório. A solicitação de uma consulta nos Centros de Reabilitação pode ser realizada por qualquer utente, ou qualquer beneficiário de uma entidade de saúde, com o qual os centros têm acordo.
Centros de Reabilitação Nacionais
Algarve
Centro de Medicina de Reabilitação do Sul (CMR Sul)
t: 289 840 700
Lisboa e Vale do Tejo
Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
t: 214 608 300
w: www.cmra.pt
Centro
Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro
t: 231 440 900
e: cmrrc@roviscopais.min-saude.pt
w: www.roviscopais.min-saude.pt
Norte
Centro de Reabilitação do Norte (CRN)
t: 220 901 200
