Tratamento continuado do sobrevivente de AVC

Direito ao tratamento
Até mesmo após o Centro Hospitalar cessar a sua intervenção nos tratamentos para a máxima reabilitação próxima, são muito frequentes as situações em que a Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala ou outras, ou a intervenção de mais que uma destas, continuam a ser muito importantes. Tantas vezes, a recuperação pode continuar, até mesmo durante anos.


Por exemplo, o médico de família poderá e deverá avaliar a oportunidade do prosseguimento destes tratamentos. Mesmo que seja necessário recordar este direito do sobrevivente de AVC!
 


Centros de Reabilitação 
Nalguns casos, pode ser desejável a intervenção, por norma mais prolongada e intensiva, de um centro de reabilitação.


Os centros de reabilitação são unidades hospitalares especializadas em medicina física e de reabilitação, do Serviço Nacional de Saúde.

 
Exercem atividade no âmbito dos cuidados de reabilitação a doentes com lesões neurológicas cerebrais e medulares, lesões músculo-esqueléticas, amputados, grandes politraumatizados, reumáticos, queimados e com lesões cardiovasculares, entre outros.

 
O acesso aos cuidados de saúde nos Centros de Medicina e Reabilitação processa-se através de consulta médica de avaliação, da especialidade de Medicina Física e de Reabilitação (MFR).


Da consulta poderá resultar a indicação para admissão do utente em regime de internamento ou tratamento em regime ambulatório. A solicitação de uma consulta nos Centros de Reabilitação pode ser realizada por qualquer utente, ou qualquer beneficiário de uma entidade de saúde, com o qual os centros têm acordo.

Centros de Reabilitação Nacionais 
 
Algarve

Centro de Medicina de Reabilitação do Sul (CMR Sul)

t: 289 840 700

e: info@cmfrsul.min-saude.pt

w: www.cmfrsul.min-saude.pt

Lisboa e Vale do Tejo

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

t: 214 608 300

e: secretaria-geral@scml.pt

w: www.cmra.pt


Centro

Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro

t: 231 440 900

e: cmrrc@roviscopais.min-saude.pt

w: www.roviscopais.min-saude.pt

Norte

Centro de Reabilitação do Norte (CRN)

t: 220 901 200

e: geral@chvng.min-saude.pt 

w:www.chvng.min-saude.pt/index.php/servicos/centro-de-reabilitacao-do-norte/areas-clinicas/unidade-de-reabilitacao-de-avc

Contactos

e: info@portugalavc.pt

f: facebook.com/pt.avc

t: 928 060 600

(3ª, 5ª e 6ª feira, das 14 às 18 h)

Membro

Apoio científico