Contactos úteis
INR, I.P. – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
T: 215 952 770
E: inr@inr.mtsss.pt
W: www.inr.pt
Dispõe ainda de um Balcão de Inclusão dirigido às pessoas com deficiência, incapacidade, suas famílias e organismos/serviços. Presta apoio através de contacto telefónico, presencial e escrito, a funcionar de 2ª a 6ª feira, das 09h30 às 17h.
T: (+351) 217 929 500
E: balcaodainclusao@inr.msess.pt
Linha do Cidadão com deficiência
Tem por objetivo o esclarecimento de dúvidas e a resolução de questões apresentadas relacionadas com a problemática da deficiência.
Linha gratuita que funciona todos os dias úteis, das 9h30 às 17h30.
T: (+351) 800 208 462
SIM-PD e Balcões da Inclusão
Os Serviços de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (SIM-PD) são serviços instalados nas autarquias que prestam informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes na área da deficiência e reabilitação.
Este projeto, desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., em parceria com as Câmaras Municipais, visa assegurar um atendimento de qualidade às pessoas com deficiências ou incapacidade nas respetivas comunidades.
Mais informação, incluindo listagem de contatos SIM-PD, aqui.
Balcão da Inclusão nos Serviços da Segurança Social
O Balcão da Inclusão presta um serviço de atendimento especializado na temática da deficiência/incapacidade, nomeadamente informações sobre:
-
Respostas sociais (lares residenciais, centro de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, entre outros);
-
Emprego e apoios para entidades empregadoras;
-
Prestações sociais (subsídios e apoios);
-
Produtos de Apoio/Ajudas Técnicas;
-
Centros de recursos para inclusão;
-
Formação profissional;
-
Intervenção precoce;
-
Benefícios fiscais;
-
Acessibilidades;
-
Transportes;
-
Educação.
Pode escolher o dia e a hora que mais lhe convém para ser atendido/a. Faça a marcação no portal da Segurança Social, em: www.seg-social.pt.