top of page

Cuidados de Saúde Oral após AVC

Depois do AVC  >  Cuidados de Saúde Oral após AVC

Após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), os cuidados com a saúde oral são essenciais para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida. Problemas como dificuldade em engolir, boca seca ou falta de mobilidade podem tornar a higiene oral um desafio.

A boca merece uma atenção especial, pois contribui diretamente para a sua saúde geral e reabilitação após o AVC.

 

Pequenos gestos diários podem fazer uma grande diferença na saúde e qualidade de vida, pois permitem:

 

1. Prevenir infeções. Uma correta higiene oral ao diminuir o número de microrganismos na cavidade oral reduz o risco de infeções, como a pneumonia por aspiração, causada pela entrada de bactérias presentes na cavidade oral nos pulmões. 


2. Melhorar o conforto e apetite. Uma boca saudável reduz o risco de problemas nas mucosas orais, como aftas e infeções, que podem afetar o sabor dos alimentos e dificultar a alimentação.


3. Prevenir cáries e doenças gengivais. Uma boa higiene oral e consultas regulares, detetam os problemas orais precocemente, podendo evitar dores,  inflamações e infeções  que podem comprometer a saúde oral e geral.

Possíveis efeitos do AVC na cavidade oral:

  • Boca seca

  • Dificuldade em engolir

  • Fraqueza nos músculos da língua

  • Fraqueza nos braços e mãos

  • Sensibilidade reduzida na boca

  • Fraqueza nos músculos faciais

Estratégias para melhorar a saúde oral 


1. Escove os dentes com uma pasta dentífrica com flúor

  • Quando? Pelo menos duas vezes ao dia, em que uma terá de ser mesmo antes de se deitar. Idealmente, poderá escovar após cada refeição principal (pequeno-almoço, almoço e jantar), mas deverá na mesma escovar antes de se deitar. 

  • Como? Com uma escova de dureza média e como está ilustrado na figura 1. Deve passar a boca por água antes de escovar, para remover o máximo de resíduos que possam estar na boca. Não deve passar por água depois de escovar, devendo apenas deitar fora a espuma resultante da escovagem.

  • Se tiver dificuldade em segurar numa escova? Pode optar por uma escova elétrica ou de cabo mais grosso ou adaptar a escova (ver figura 2).
     

2. Use meios de higiene oral auxiliares. Utilize fio dentário e/ou escovilhão para limpar os espaços interdentários e raspador de língua, antes de escovar os dentes. Escovar/raspar a língua permite reduzir o número de microrganismos e a combater o mau hálito (figura 3).

Nota: Se tiver dificuldade em engolir, siga as recomendações do seu terapeuta da fala.
 

3. Se for portador de próteses dentárias removíveis, existem alguns cuidados que deve ter:

  • Retire-as à noite 

Nota: em certos casos, o médico dentista pode recomendar o uso da prótese durante a noite.

  • Para escovar os dentes deve retirar a prótese. Escove os dentes como foi explicado acima e escove a sua prótese com sabonete e água corrente e desinfete regularmente a sua prótese com produtos adequados. 

Nota: deve utilizar uma escova diferente da que utiliza para escovar os seus dentes.


4. Evite alimentos com açúcar, principalmente entre as refeições e antes de deitar, pois estes aumentam o risco de cáries.


5. Se tem boca seca, beba água ao longo do dia. O seu médico dentista pode receitar o uso de sprays de saliva ou géis específicos.


6. Visite o médico dentista regularmente, de forma a identificar e tratar problemas numa fase precoce. 

Texto da autoria do Prof. Paulo Melo, (FMDUP)

Imagem4.png

Figura 1

Método de escovagem

Imagem1_edited.png

Clique na imagem para fazer zoom.

Figura 2

Formas de adaptar a pega da escova (com por exemplo, bolas, plasticina, cabo de uma escova das mãos)

Imagem2.png

Clique na imagem para fazer zoom.

Figura 3

Meios auxiliares para limpeza interdentária (da esquerda para a direita: fio dentário, fio dentário com aplicador, fio dentário com aplicador, raspador de língua)

Imagem3.png

Clique na imagem para fazer zoom.

bottom of page