Outras notícias

(as mais recentes estão na página de início)

Exposição_Coletiva_de_Pintura_de_Sobrevi

Exposição Coletiva de Pintura de Sobreviventes

Decorre de 29.out a 17.nov uma exposição coletiva de pintura, reunindo obras de 9 sobreviventes de AVC de diversos pontos do país. A inauguração decorre no dia 29.outubro (Dia Mundial do AVC), entre as 18 e as 20h30, no Península Boutique Center (Porto).
Provando que, mesmo eventuais sequelas, não obstam à sua realização pessoal, também através da arte. A Portugal AVC conta com o apoio da Cooperativa Árvore e do Península Boutique Center.

Portugal AVC na prevenção do AVC

Este ano a Portugal AVC foi a associação escolhida pela Holmes Place para dedicar o Challenge Solidário, que decorreu em Lisboa, Oeiras e Porto. Que aceitamos com agrado, porque o exercício físico tem papel importante na prevenção do AVC. Que é uma das razões da nossa existência.
Assim, no dia 12.out estivemos presentes, em simultâneo, nos ginásios Defensores de Chaves (Lisboa), Parque dos Poetas (Oeiras) e Porto-Baixa. Com tarefa fundamental: sensibilizar e distribuir informação sobre a prevenção, sinais de alerta e que fazer quando ocorre um AVC!

Portugal AVC em Seminário do IEFP Viseu

A convite do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Viseu (IEFP), participámos no Seminário sobre AVC “Tempo é Cérebro”. Com a participação de cerca de 160 pessoas, ocupou a tarde de 16.setembro. A prevenção, o que fazer quando o AVC acontece, e a importância do tratamento célere e atempado, estiveram a cargo do Dr. André Santos e a Enfª Analissa Maia, do Hospital de Viseu. A apresentação e o testemunho de António Conceição e Mª Rosário Vaz, sensibilizaram para a vida pós-AVC, explicaram o que é a Portugal AVC e as causas principais por que tem pugnado na sua ação. Foram 2h30 seguidas com muito interesse!

GAMs retomam atividade

Os Grupos de Ajuda Mútua (GAM) de Sobreviventes de AVC, apoiados e fomentados pela Portugal AVC, funcionam já em diversos pontos do país, rigorosamente  do Minho ao Algarve. Que, depois da pausa de verão, estão a retomar a atividade!

São espaços onde se podem trocar experiências, oferecer ajuda mútua, receber mais informação, e muito mais. Grupos onde se pode partilhar sem receios, e fomentar a amizade e o convívio. Sempre livres, gratuitos e sem compromisso de espécie alguma. Saiba mais aqui.

Portugal AVC tem serviço "Apoio Social"

A Portugal AVC tem departamento de Apoio Social, um serviço totalmente gratuito, em se tenta dar resposta a todas as interpelações que chegam, respeitantes a questões sociais, laborais, de direitos, fiscais, e outras. Contando também com a colaboração técnica qualificada.
Questões que nos podem chegar através do email info@portugalavc.pt (preferencialmente), ou de mensagem nesta página, ou via Facebook, ou do telefone 928.060.600 (às 3ª, 5ª e 6ª feira, das 14 às 18 h). Agradecemos a confiança que vem sendo depositada na nossa ação!

Plano de Ação para o AVC na Europa 2018-2030 editado em português

A SAFE (Stroke Alliance for Europe) - a voz dos sobreviventes de AVC na Europa, representando entidades associativas de mais de 30 países europeus, de que a Portugal AVC é membro de pleno direito – acaba de lançar a versão em português deste documento, elabarado em conjunto com a organização científica ESO (European Stroke Organisation), e que estabelece metas para todos os momentos do AVC, incluindo a reabilitação e a qualidade de vida pós-AVC.

Pode ver ou descarregar clicando aqui. 

Encontro Portugal AVC em Lisboa

Realizou-se na tarde de 13.abril.2019, e ficou marcado pelo fantástico ambiente e pelas intervenções cheias de conteúdo, acessíveis a todos, tocando temas como a prevenção, como tratar melhor, a partilha de experiências e conhecimentos por sobreviventes e cuidadores, e muito mais! Reunindo cerca de centena e meia de participantes, na sua grande maioria sobreviventes de AVC e seus cuidadores informais, e com o lema do encontro bem presente: "Juntos para superar!"

Veja as fotos e o vídeo.

Indique a Portugal AVC como beneficiária da sua consignação de IRS

Para indicar a Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos como beneficiário da consignação de 0,5% do IRS (sem lhe custar nada), selecione a 2ª opção (onde está "Pessoa Coletiva de Utilidade Pública"), e indique o nosso NIF: 514097744. MUITO OBRIGADO!

Dia Nacional do Doente com AVC (31.março)

Foi assinalado por todo o país, nas mais diversas iniciativas, muitas das quais com a participação direta e o apoio da Portugal AVC, como bem expresso em inúmeras publicações na página do Facebook. Também a comunicação social fez eco da nossa ação ativa, em nome e em defesa dos muitos sobreviventes de AVC e cuidadores.

Mensagem conjunta com a SPAVC

Em 31.março, Dia Nacional do Doente com AVC, foi tornada pública mensagem vídeo com o António Conceição, Presidente da Portugal AVC, e o Prof. José Castro Lopes, Presidente da Sociedade Portuguesa do AVC, a quem foi atribuído o Prémio Nacional de Saúde 2018, justíssimo reconhecimento por uma vida que tem sido dedicada à luta com o AVC, inclusive pela atenção aos sobreviventes, e autor da frase lapidar que nos serve de mote e estímulo a esta luta: “A reabilitação não é uma esmola, mas um direito! Se for preciso, durante toda a vida!”.

Portugal AVC e a Lei de Bases da Saúde

Em 08.março a Portugal AVC esteve na Assembleia da República, a convite do Grupo de Trabalho para a revisão Lei de Bases da Saúde, para ser auscultada a opinião sobre as propostas legislativas em discussão. Tornamos pública essa intervenção, nos cinco minutos concedidos (clique aqui).

1º encontro do novo GAM Arouca

Em 28.Fevereiro realizou-se o 1º encontro do GAM AROUCA (Grupo de Ajuda Mútua de Sobreviventes de AVC), na Santa Casa da Misericórdia daquela bonita vila, e graças ao empenho e dedicação de uma equipa formidável sob a liderança da Terapeuta da Fala Daniela Ferreira. A satisfação foi a nota dominante após este primeiro encontro, e ficou uma certeza: é para continuar, sempre na última 5ª feira de cada mês, pelas 16,45 h!

1º encontro do novo GAM Setúbal

Teve lugar em 06.Fevereiro o 1º encontro do GAM Setúbal (Grupo de Ajuda Mútua para Sobreviventes de AVC), com o apoio do Centro Hospitalar de Setúbal e da Unidade de Saúde Familiar São Filipe. Com a participação de mais de duas dezenas de pessoas, após a apresentação da iniciativa, decorreu em espírito de franca abertura a partilha voluntária de experiências. E já está marcado novo encontro: em 06.Março (primeira 4ª f. do mês), às 16 h, no Hospital São Bernardo (na sala de reuniões, junto à entrada principal). Aqui a reportagem vídeo.

Congresso Português do AVC

A Portugal AVC esteve ativamente presente no 13.º Congresso Português do AVC (31.01 a 02.02.19), organizado pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral. Oportunidade para fazer presentes Sobreviventes e Cuidadores em tão significativo fórum, e estabelecer contactos importantes para fazer chegar a nossa ação a mais portugueses. De assinalar ainda a sessão de informação aberta ao público em geral, que contou com a intervenção da Portugal AVC.

SAFE divulga projetos apoiados a nível europeu

A SAFE (Stroke Alliance for Europe), entidade europeia que agrupa as organizações constituídas maioritariamente por sobreviventes de AVC ou que a estes e suas famílias dedicam grande parte da sua atividade, da qual a Portugal AVC é membro de pleno direito, dá a conhecer alguns projetos de investigação em que está a colaborar, apoiadas pela União Europeia. Consulte-os aqui.

1º encontro do novo GAM Gondomar

O Grupo de Ajuda Mútua para Sobreviventes de AVC (GAM Gondomar), realizou o seu 1º encontro no dia 16.Janeiro, em que foi notória a participação e o interesse de quantos quiseram estar presentes, e o excelente acolhimento dos profissionais de saúde e do Hospital-Escola Fernando Pessoa! Sempre livre, gratuito e sem compromissos, ficou uma certeza: há que continuar! Veja aqui a reportagem vídeo da UFP.TV.

Iniciativa "O AVC vai à Escola" em S. João Madeira

“O AVC vai à Escola” foi o título escolhido para uma acção de sensibilização efectuada em 12 e 13.Dez pela Portugal AVC, a convite de 2 escolas de S. João da Madeira, com alunos do 9º ano. Do aspecto primordial da prevenção, aos sinais de alerta e à necessidade da intervenção do 112 (o mais célere possível!) quando acontece, e a vida pós-AVC através do testemunho de 2 sobreviventes, foram temas tratados e acolhidos com grande interesse!
Os parabéns à Escola Secundária João da Silva Correia e à EB23, por terem promovido tão importante acção de formação dos seus alunos, e o agradecimento da Portugal AVC pelo excelente acolhimento e enquadramento!

18-11-30 SAFE (0).jpg

Portugal AVC agraciada na Assembleia Geral da SAFE (Stroke Alliance for Europe) em Berlim

A SAFE (Stroke Alliance for Europe - entidade europeia que agrupa as organizações nacionais de mais de 30 países, que se dedicam aos sobreviventes de AVC e suas famílias) atribuiu um prémio à Portugal AVC. Como certificado, quer-se distinguir “o trabalho pela luta com o AVC, o apoio aos sobreviventes e suas famílias, e por ser também sua voz durante 2018”. A distinção ocorreu a 30.Nov, em Berlim (Alemanha), durante a Conferência de Trabalho e Assembleia Geral daquela entidade, de que a Portugal AVC é membro, e que persegue também o objetivo de impulsionar medidas que permitam incluir o AVC na agenda política europeia.

Encontro Portugal AVC em Guimarães

Cerca de 300 pessoas, na sua maioria Sobreviventes de AVC e Cuidadores, mas também muitos Profissionais de Saúde, participaram em 10.Nov.2018 no “Encontro Portugal AVC – Juntos para superar!”, realizado em Guimarães. Um programa equilibrado, com intervenções médicas, e, sobretudo, grande protagonismo de sobreviventes e cuidadores, propiciou um encontro muito enriquecedor e motivador, a que se juntou um ambiente fantástico dentro e fora do auditório.
Esteve de parabéns a equipa do GAM Guimarães da Portugal AVC, que preparou e organizou um magnífico evento! Veja as fotos aqui, e um vídeo (oferta do cuidador Antº Resende).

Novo  Grupo de Ajuda Mútua (GAM) em Lisboa

O GAM Pulido Valente – Lisboa (Grupo de Ajuda Mútua de Sobreviventes de AVC) realizou o 1º encontro em 04.Novembro.2018, em que foi notória a participação e o entusiasmo de quantos quiseram estar presentes, e o excelente acolhimento dos profissionais de saúde! Os encontros estão abertos a quem quiser participar, e realizam-se na primeira 4ª feira de cada mês, às 14,30 h.

Cartaz GAM Porto.jpg

Grupo de Ajuda Mútua (GAM) no Porto

Como habitualmente na última 3ª feira do mês, às 17h, em 27.Nov realiza-se mais um encontro de GAM Porto. Terá como tema principal “ANSIEDADE: O QUE É?”, dividido em 2 partes, mas interligadas: apresentação e diálogo pela Drª Dulce Sousa (psicóloga no Serviço de MFR), seguida pela demonstração de exercícios práticos de relaxamento com a Prof. Luciana Domingos. Livre e gratuito, está aberto à participação. No Hospital de São João, com entrada pela frente (pelo Átrio Hospitalidade); após os seguranças, tomar o elevador nº 9 para o piso 2 (sala “Unidade de Psicologia Médica, Departamento de Neurociências Clínicas e Saúde Mental”). Veja o diagrama do acesso aqui.

Portugal AVC em ação para sensibilizar Ministério da Saúde para o tema da Reabilitação

Em 12.Out a Portugal AVC esteve presente com uma representação do GAM local na visita do Ministro da Saúde à ULS Guarda, e teve encontro incluído no programa oficial. Aproveitando a oportunidade para nos apresentar, manifestar algumas preocupações com a situação dos sobreviventes AVC a nível nacional, em particular na fase crónica.

Encontro que sucedeu a audiências ocorridas em Setembro na Direção Geral da Saúde e na Administração Central do Sistema de Saúde.

AVC em crianças: encontro para pais

Decorreu no dia 22.set (sábado), às 17,30 h, no Auditório do Hospital de Stº António no Porto, que a Portugal AVC, com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria, um encontro de pais e/ou mães de crianças e adolescentes que tiveram um AVC. Com a presença das médicas neuropediatras Drª Rita Silva e Drª Manuela Santos, e, eventualmente, outros especialistas, pode-se promover o encontro entre pessoas que vivem essa experiência, também através da partilha voluntária – a Ajuda Mútua!

Grupo de Ajuda Mútua (GAM) em Faro

O primeiro encontro do GAM Faro realizou-se em 05.Julho. Numa sala repleta, houve lugar à apresentação da Portugal AVC e do GAM, partilha com a participação de todos, e convívio final!
Sobreviventes, familiares e profissionais de saúde, trocaram ideias e experiências, e combinaram o funcionamento regular: sempre à primeira 5ª feira de cada mês, às 14 h.

Presença na SAFE (Stroke Alliance for Europe)

A Portugal AVC esteve presente em Madrid - Espanha, na Conferência Regional do Sul da Europa da SAFE (Stroke Alliance for Europe), que é a entidade europeia que agrega as organizações de sobreviventes de AVC, e da qual é membro de pleno direito.
Através da presença de dois membros da nossa Direcção, foi uma ocasião para ouvir e partilhar, e também para fazer ouvir a voz dos sobreviventes portugueses na Europa

Grupo de Ajuda Mútua (GAM) em Portimão

Começou em 06.Jun o primeiro Grupo de Ajuda Mútua no Barlavento Algarvio, com excelente ambiente e grande entusiasmo com a iniciativa, dos sobreviventes e cuidadores presentes! Um óptimo “arranque”! E para o próximo encontro - já marcado para as primeiras 4.as feiras de cada mês, sempre às 16,30 h - há já a convicção também do crescimento, mesmo em número!

Plano de Acção para o AVC na Europa

Em 23.Maio uma delegação da SAFE (Stroke Alliance for Europe) – entidade que congrega as organizações representativas dos sobreviventes de AVC em cada país, de que a Portugal AVC é membro de pleno direito – esteve no Parlamento Europeu, para uma cimeira onde foi lançado o “Plano de Acção para o AVC na Europa - 2018-2030”.
Documento em que, em conjunto com a ESO (Organização Europeia de AVC, de natureza científica), se estabelecem sete pilares fundamentais, desde a prevenção primária até à qualidade de vida após o AVC.
Entre outros aspectos, foi frisado que é essencial fornecer tratamento e reabilitação atempados e adequados, e, não menos importante, tomar medidas para melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes de AVC e seus familiares/cuidadores em toda a Europa. Veja aqui o resumo de recomendações (em inglês).

Grupo de Ajuda Mútua (GAM) na Guarda

O primeiro encontro deste novo GAM realizou-se em 08.Maio, com notório entusiasmo das cerca de 30 pessoas presentes, com o apoio e a presença de profissionais de saúde da ULS Guarda, e com a satisfação de quem começa a ver o desejo realizado: esta “terapia complementar” está ao dispor de todos sobreviventes do distrito da Guarda!
E já ficou marcado novo encontro do GAM, sempre na segunda 3ª feira de cada mês, às 14,30 h.

O Grupo de Ajuda Mútua (GAM) de Stª Mª Feira

27.Abr marca o início do GAM FEIRA (Grupo de Ajuda Mútua de Sobreviventes de AVC)! Com grande entusiasmo e um grupo fantástico, onde já se sentiu verdadeiramente o que é um GAM, sobreviventes, e ainda cuidadores e profissionais de saúde, fizeram pequena a sala!
Como todos os GAMs, sempre livre, gratuito e sem compromisso algum!

Veja a notícia da imprensa regional

Encontro Portugal AVC em Évora

Numa organização conjunta com o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, decorreu na tarde de 14.Abril, onde estiveram presentes cerca de uma centena de pessoas. Dirigido a Sobreviventes de AVC, Familiares/Cuidadores, e também Profissionais de Saúde e outras pessoas, foi um momento de formação, informação, sempre com o timbre positivo, e também proporcionou momentos de partilha e de convívio.
Com um balanço claramente positivo e objectivos excelentemente atingidos, a Portugal AVC, desta vez, com os sobreviventes do Alentejo.

Veja a reportagem fotográfica

Comemorado o 10º aniversário da Unidade de AVC do Hospital de Viseu

Assinalando também o Dia Nacional do Doente com AVC, as comemorações contaram com relevante presença dos membros do GAM Viseu. Que teve início com uma sessão pública, incluindo uma intervenção dos sobreviventes, representados pelo Presidente da Portugal AVC. Seguiu-se uma visita à Unidade, assinalada simbolicamente com um bolo de aniversário. E depois, no átrio principal do Hospital, tempo para rastreio da população, divulgação da Portugal AVC e muito diálogo com visitantes e profissionais de saúde.

Dia Nacional do Doente com AVC (31.Março)

Veja aqui a mensagem dos Presidentes da SPAVC e da Portugal AVC para o Dia Nacional do Doente com AVC, que de assinala a 31 de Março.

Guimarães lançou Grupo de Ajuda Mútua (GAM)

Antecipando o Dia Nacional do Doente com AVC, de maneira excelente, na manhã de 24.Mar.18, decorreu, o 1º encontro do Grupo de Ajuda Mútua - GAM GUIMARÃES, no Hospital Senhora da Oliveira.
Com uma sala cheia - de participantes, de interesse e de entusiasmo -, ficou já a promessa de agendar novo encontro no próximo mês!

Novas investigações na área do AVC apoiadas pela União Europeia

A SAFE (Stroke Alliance for Europe), organização internacional de que a Portugal AVC é membro, dá a conhecer 2 projectos de investigação:

- O PRESTIGE-AF é um projecto internacional para prevenir ocorrência de novo Acidente Vascular Cerebral em pessoas com fibrilhação auricular que já tiveram um AVC provocado por hemorragia no cérebro. Pode conhecer mais pormenores aqui.

- O TENSION, é um novo estudo internacional que pretende ampliar os benefícios da trombectomia mecânica (tratamento que pode ser utilizado em certos tipos de AVC isquémico agudo, usando dispositivos mecânicos para reduzir drasticamente os efeitos), incluindo alargar significativamente o tempo em que pode ser utilizado. Mais informação, aqui.

Portugal AVC no Congresso da SPMFR e nas Jornadas Nacionais Patient Care

Nos dias 01 a 03.Mar.2018 decorreram dois eventos relevantes, ambos contando com a presença da Portugal AVC, lembrando e fazendo presentes os Sobreviventes AVC e Cuidadores:

- Em Vilamoura  as XXII Jornadas Nacionais Patient Care - um prestigiado evento médico, que foi dirigido, sobretudo, a especialistas em Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar.

- Em Coimbra, o XVIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, em que fomos convidados a dirigir a palavra aos médicos fisiatras sobre o “Panorama dos Sobreviventes de AVC em Portugal", não deixando de manifestar algumas das nossas múltiplas preocupações, e apelando ao esforço colectivo pela melhoria das condições.

Novo Grupo de Ajuda Mútua (GAM)

24.Fev.2018 assinalou o arranque de mais um GAM da Portugal AVC, agora em V.N.FAMALICÃO.
Um número assinalável de presenças e um formidável ambiente de partilha e convívio, que alguém descreveu como "cheio de emoção, alegria e vontade de fazer do GAM do VALE DO AVE (assim se chama) um grupo muito especial", marcaram este 1º encontro. E saiu reforçada a prova do sentimento: não estás sozinho!

Portugal AVC no 12º Congresso Português do AVC

Marcamos presença no maior fórum nacional sobre o Acidente Vascular Cerebral, que decorreu no Porto de 01 a 03.Fev.2018, com stand próprio, presença em diversos órgãos de comunicação social, intervenções na sessão aberta ao público na tarde do último dia. Pelo seu significado e conteúdo, destacamos a intervenção do Presidente da Portugal AVC - único orador convidado não profissional de saúde - tarde do 2º dia, que pode consultar aqui.

Relatório de Actividades da Portugal AVC

Está disponível o "Relatório de Actividades da Portugal AVC 2016-2017", que pode ser consultado aqui. E que poderá ser debatido e, eventualmente, aprovado pelos associados, juntamente com as contas do período em referência, em Assembleia Geral agendada para o dia 03.Fevereiro.2018.

Actividade dos GAMs continua

Os Grupos de Ajuda Mútua (GAMs) da Portugal AVC continuam a sua actividade, possibilitando aos sobreviventes de AVC e cuidadores enfrentar melhor esta etapa da vida, contribuindo também para uma melhor integração pessoal, familiar, social e, quando é o caso, profissional. Porque não estão sozinhos! Em Janeiro.2018, de assinalar acção em Almada, Montijo, Lisboa, Alcoitão, Viseu e Porto. Aguardando-se, para muito breve, mais GAMs!

Portugal AVC na SAFE (Stroke Alliance for Europe)

A Portugal AVC esteve presente na Conferência de Trabalho e Assembleia Geral da SAFE, organização europeia de que é membro, em Zagreb (Croácia). Juntamente com mais de uma centena de delegados, vindos de 38 países da Europa, apresentamos e colhemos ideias, nomeadamente sobre a vida pós-AVC. E também fomos a voz dos sobreviventes de AVC e cuidadores de Portugal. A nossa participação foi totalmente apoiada pela própria SAFE e seus patrocinadores.

Portugal AVC na "Campanha Barrete Solidário"

A exemplo do ano passado, associa-mo-nos à Associação Salvador para dar outra cor ao Natal das pessoas com deficiência. Promovemos, juntamente com outras organizações, a "Campanha Barrete Solidário", através da venda do barrete ao preço de 2€/cada, aproveitando para uma ação de prevenção do AVC e de divulgação da Portugal AVC.

Portugal AVC no Congresso de Neurologia

Decorreu entre 15 e 18.Nov em Lisboa, organizado pela respectiva Sociedade Portuguesa, o Congresso de Neurologia, onde a Portugal AVC esteve presente por amável convite. Levando a presença dos Sobreviventes de AVC a um fórum onde este é tema incontornável.

Dia Mundial do AVC assinalado

O Dia Mundial do AVC (29.Out) foi assinalado pela presença nas redes sociais, na comunicação social, pela participação e stand na Caminhada Vital (Braga), pela promoção de sessão cultural em Setúbal, e por uma série de outras iniciativas ao longo do país num intenso mês de Outubro.

Muito embora, na "nossa agenda", tenha "lugar particular" o Dia Nacional do Doente com AVC, a celebrar em 31.Março.

Outubro com forte presença televisiva da Portugal AVC

Certamente pela proximidade do Dia Mundial do AVC, registou-se uma série de convites para marcar presença nos canais nacionais (RTP1, RTP2, SIC, TVI, CMTV e Record TV), quer em programas da tarde, quer nos espaços noticiosos.

A que a Portugal AVC procurou responder, quer trazendo o tema do AVC e a sua prevenção à actualidade, quer levando a voz dos sobreviventes e cuidadores. Pode recordar alguns dos momentos da nossa página do Youtube.

Encontro Portugal AVC no Centro

Decorreu em 21.Out o Encontro Portugal AVC no CMR Região Centro - Rovisco Pais, com mais de 150 participantes, com forte presença de Sobreviventes de AVC e Cuidadores. Os temas propostos pareceram despertar um vivo interesse, e foram acolhidos em ambiente de partilha e franco convívio. Foi também oportunidade de conhecer melhor a Portugal AVC!                                                                              Veja as fotos

Grupos de Ajuda Mútua da Portugal AVC em contínuo crescimento

Continua em expansão a actividade dos GAMs (Grupos de Ajuda Mútua), uns já consolidados, outros a começar, e outros ainda com arranque muito próximo, de norte a sul de país, incluindo Lisboa e Porto. E é experiência que tem sido desejada em mais localidades, sobretudo por Sobreviventes de AVC!

Consulte mais informação

Encontro Portugal AVC no Algarve

Decorreu em 7.Out.2017 um Encontro Portugal AVC no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (Faro). Um Auditório quase cheio de Sobreviventes de AVC, Cuidadores e Profissionais de Saúde, pode ouvir e debater os temas propostos, e ficar ainda mais sensibilizado para a causa. Foi também oportunidade de conhecer melhor a Portugal AVC!

Veja as fotos

Grupo de Ajuda Mútua (GAM) em Lisboa

A partir de 7.Nov, e, como sempre, totalmente gratuitos, funcionará habitualmente na 1ª terça-feira de cada mês, às 11 horas, no espaço (totalmente acessível) do Neuroser (Rua Prof. Delfim Santos, nº 9C, em Telheiras). Que se pode alcançar, com relativa facilidade, também através das linhas da Carris 747, 767 ou 778, ou do Metro (Telheiras, na linha verde).
Se vive em Lisboa, aproveite a oportunidade: sempre pela positiva, trocando informação e convivendo!

Consulte o cartaz

Portugal AVC na Festa da Saúde

Decorreu no magnífico cenário de Belém (Lisboa), nos dias 8 e 9 de Julho, a Festa da Saúde, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, de que a Portugal AVC foi um dos parceiros oficiais. Participando ativamente no evento, muito maioritariamente representada por sobreviventes, foi mais uma oportunidade para dar a conhecer a Portugal AVC!

Veja as fotos

Sobreviventes de AVC em destaque na TVI

O programa da TVI “A tarde é sua”, de 7.Set, teve como tema central o AVC, com a participação da nossa Diretora de Comunicação, Diana Wong Ramos, e do nosso associado José Saúde. Puderam apresentar as suas fantásticas experiências, também da recuperação possível, e o que é hoje a própria vida, “enriquecida” por essa experiência!
A Diana teve também oportunidade de apresentar, resumidamente, a Portugal AVC.

Veja um excerto

Portugal AVC no Parlamento

Cumprindo um dos seus objectivos prioritários - levar a voz dos sobreviventes de AVC e cuidadores, inclusive ás mais altas instâncias do país - a PORTUGAL AVC ESTEVE REUNIU EM 05.JUL.2017 COM A COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE, na Assembleia da República, escolhendo como principal tema da nossa presença o inadmissível estado da reabilitação em Portugal, em particular na fase pós hospitalar, nomeadamente para quem (a grande maioria!) precisa de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde.

Veja o vídeo

Consulte o texto da intervenção inicial

Dia Mundial do Cérebro tem como tema o AVC

O Dia Mundial do Cérebro assinala-se no dia 22.Julho, e o tema escolhido para este ano é o AVC! 
A Federação Mundial de Neurologia, em Portugal representada pela Sociedade Portuguesa de Neurologia, em conjunto com a Organização Mundial do AVC, a que a Portugal AVC se associa com todo o gosto, tem em curso ampla campanha de divulgação com o título “O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) É UM ATAQUE AO CÉREBRO. PREVINA-O! TRATE-O!”. O objectivo é divulgar as mensagens da prevenção e detecção precoce do AVC, e que o tratamento seja o mais célere e adequado possível, eliminando ou minorando as eventuais sequelas.

Veja a apresentação

Mais Grupos de Ajuda Mútua

A Portugal AVC está longe de ser apenas Grupos de Ajuda Mútua (GAMs), mas estes assumem uma grande importância no apoio próximo aos Sobreviventes de AVC (e mesmo cuidadores), e por isso são uma das prioridades.
Já temos 3 em ação (VISEU, ALCOITÃO E SETÚBAL); e podemos anunciar que estão criadas as estruturas, assegurado o enquadramento e apoio, de outros 3 (PORTO, FEIRA E COVILHÃ), que iniciarão actividade, o mais tardar, após o Verão.
Mas há mais locais já com interesse despertado, e nos deixam sérias expectativas de que os possamos anunciar, até ainda este ano!

Em excelente programa televisivo sobre o AVC, Portugal AVC em destaque!
O programa da RTP1 "Diga Doutor", dedicado ao AVC, exibido em 10.Jun2017, foi um dos momentos mais altos da TV em Portugal no tratamento do tema! Com um impecável rigor científico, mas simultaneamente acessível, foi abordado o tema em diversas facetas:

  • primeiro (em prioridade e importância!), a prevenção, a identificação dos sinais de AVC e a necessidade de atuação rápida, pelo Dr. Fernando Pita (neurologista);

  • a reabilitação, a qualidade de vida e a importância da intervenção dos próprios sobreviventes de AVC, pelo Dr. Jorge Jacinto (fisiatra).

Estão de parabéns os intervenientes no programa, e a RTP!

Veja o vídeo

"Amigos, Vamos Conviver!"

Realizou-se em 17.Jun.17 no Parque Srª dos Verdes, em Cativelos-Gouveia, um convívio-piquenique, numa organização do GAM Viseu da Portugal AVC, aberto a sobreviventes de AVC, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e amigos.
Decorreu da forma que as imagens retratam! E ficou no ar a mensagem/pedido: quando há mais?

Veja as fotos

Portugal AVC participa em caminhada!
Em 4.Jun.17 decorreu na Bio Ria, em Salreu – Estarreja, uma caminhada solidária (4,6 km), ou, em alternativa, uma mini-caminhada (1,6 km) - para poder incluir sobreviventes de AVC - no âmbito da Brain Week'17.

A Portugal AVC esteve muito bem representada - em número e em qualidade! -, através de Sobreviventes, Familiares, Profissionais de Saúde e amigos!
Iniciativa da SPNR e do Município de Estarreja, à qual a Portugal AVC se associou com gosto!

Veja as fotos

Exposição de arte com a participação de dois sobreviventes de AVC
Com o sugestivo título “Brainstorming” (literalmente: “tempestade cerebral”), foi aberta ao público em 1.Junho na Casa Municipal da Cultura de Estarreja, e no âmbito da “Brain Week” (Semana do Cérebro), exposição de arte comemorativa dos 90 anos da 1ª Angiografia Cerebral.
Entre os 24 artistas internacionais convidados, a Portugal AVC tem a honra e a alegria imensa de ter conseguido incluir 2 associados e pintores, sobreviventes de AVC: o Carlos Pereira (Famalicão) e o Jorge Cruz (Aveiro).
O seu talento e categoria, provam, mais uma vez: YES, WE CAN! (SIM, NÓS PODEMOS!)
A exposição está aberta ao público até 15.Julho.
Consulta aqui o catálogo da exposição.

Encontro da SAFE, a 31.Maio.17, realiza-se em Portugal, com o tema "O PESO DO AVC”
A Stroke Alliance for Europe (SAFE), de que é membro a Portugal AVC, realiza, no dia 31.Maio.2017 a Conferência Regional da Europa do Sul, em Lisboa, com a participação de delegados de 11 países. O relatório sobre “The burden of stroke” (O peso do AVC), com uma análise à situação actual, e uma perspectiva até 2035, lançado em 11.Maio no Parlamento Europeu, será o tema do encontro.

Veja aqui a nota de imprensa

Portugal AVC na ESOC 2017
Uma excelente intervenção sobre "O peso do AVC na Europa", da Profª Elsa Azevedo, na ESOC 2017 (Conferência Europeia sobre AVC, com milhares de médicos), a decorrer em Praga, também enquanto Vice-presidente da Portugal AVC, de que se recomenda a leitura da notícia e o visionamento do vídeo!

Sabe reconhecer um AVC?
Pode ser o título de uma adaptação de um vídeo, dado a conhecer pela Portugal AVC (original é do Dep.Saúde do Estado de Massachusetts - EUA).

Porque esta é uma das principais preocupações da Portugal AVC!

Relatório sobre “O PESO DO AVC” apresentado no Parlamento Europeu
A Stroke Alliance for Europe (SAFE), de que é membro a Portugal AVC, lançou em 11.Maio.2017 um relatório intitulado “The burden of stroke” (O peso do AVC), com uma análise à situação actual, e uma perspectiva até 2035."É urgente encontrar melhores formas de combater o AVC, e dar melhor qualidade de vida aos sobreviventes do AVC e aos seus familiares!" - referiu Jon Barrick, presidente da SAFE.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai (finalmente!) reconhecer o AVC como uma doença do Sistema Nervoso!"
A alteração será refletida na ICD11 - documento que serve de base para a classificação e acompanhamento de doenças a nível mundial.

Compreender o papel do cérebro, também é importante para proporcionar aos sobreviventes uma reabilitação e apoio eficaz a longo prazo!

 

"Aprendi que com o AVC a vida não cessa, adequa-se"
Foi este o título escolhido para notícia publicado pelo site informativo Notícias ao Minuto, publicado no Dia Nacional de Doente com AVC (31.Março), citando uma frase do Presidente, e um dos slogans da Portugal AVC.

Pode ler aqui.

Artigo de opinião
No Dia Nacional de Doente com AVC (31.Março), o jornal online "Raio X" publicou um artigo de opinião assinado pela Portugal AVC, acerca da problemática e da nossa experiência.

Pode ler aqui.

Entrevista ao Presidente da Direção
Por ocasião do Dia Nacional de Doente com AVC (31.Março), o "Atlas da Saúde" entrevistou o António Conceição, sobre a experiência pessoal vivida e não só.

Pode ler aqui.

2º Encontro Nacional Portugal AVC

Realizou-se no dia 11.Mar, no CMR Alcoitão, com mais de uma centena de participantes, do Alto Minho ao Algarve!

Com grande agrado manifestado pelos presentes, a começar pela oportunidade, acessibilidade e variedade de temas abordados!

Portugal AVC destacado na TVI24
Em 11.Março, a TVI24 entrevistou o Presidente da entidade associativa, no âmbito do 2º Encontro Nacional Portugal AVC.

Veja o vídeo aqui. 

Portugal AVC e o 2º Encontro em destaque

O jornal de saúde online "Raio X" coloca em destaque o 2º Encontro Nacional Portugal AVC, e entrevista o Presidente da Direção.

Pode ler a partir daqui!

Março é mês de atividades dedicadas ao AVC!
Assinalamos 2 destaques: o 2º Encontro Nacional Portugal AVC (em Alcoitão, na tarde do dia 11) e o Dia Nacional do Doente com AVC (31.Março)!
Este Dia Nacional, não esquecendo o alerta para os factores de risco (sempre primordial!), quer chamar a atenção para o Doente com AVC!
As múltiplas iniciativas que se estão a preparar, por todo o país, não “esqueçam” o motivo deste dia! A participação activa, mesmo que limitada, é uma forma fantástica de também celebrar o “seu” dia!
A Portugal AVC não tem nenhuma organização própria: porque quer, onde for possível, associar-se às iniciativas locais! A começar pela divulgação: dê-nos conhecimento, que queremos colaborar em que seja notícia a iniciativa do seu local ou instituição!
 

Continua a atividade dos GAMs

Em Alcoitão e Viseu (haverá mais em breve!), os GAMs continuam a sua ação:

 - em Alcoitão, realizou-se a 21.Fev o 2º encontro - com mais participação, mais satisfação, e terminou com um almoço dos participantes na cantina do CMRA;

 - em Viseu, decorreu a 01.Mar, com a presença, muita agradável e entusiasmante, da "convidada especial" Diana Wong Ramos (sobrevivente AVC de Sintra), que a todos encantou com o seu testemunho!

Portugal AVC e os familiares / cuidadores
A Portugal AVC tem os familiares e cuidadores como uma das suas grandes preocupações. 
Por isso, foi convidada a indicar 2 associados (e membros dos órgãos sociais) para dar testemunho na publicação eletrónica "Atlas da Saúde". Sob o sugestivo título "AVC: a importância do cuidador informal - A sociedade não está preparada para receber doentes dependentes", é um artigo a ler absolutamente!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal AVC nas Jornadas Patient Care

Nos dias 16 e 17.Fev teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa as Jornadas Patient Care, iniciativa com particular impacto nos médicos de família e de medicina interna.

A Portugal AVC marcou presença com um stand de divulgação, com muito significativo impacto, através das sobreviventes Fátima Oliveira, Diana Ramos e Anabela Resende.

GAM Alcoitão iniciou atividade

E fez-se mais bocadinho de história: nasceu o Grupo de Ajuda Mútua (GAM) de Alcoitão! Decorreu com entusiasmo o 1º encontro, e deixou "água na boca": vamos continuar! E está aberto a todos os Sobreviventes de AVC que quiserem! Bem vindos!

Tem já marcado novo encontro para 21.Fev.2017, às 11 horas.

E novos GAMs estão em preparação, noutros pontos do país! Se está interessado em prestar colaboração, informe-nos através do email info@portugalavc.pt.

GAM Viseu em atividade

Em 01.Fev.17 realizou-se mais um encontro do GAM Viseu. "Convidada" a Equipa de Fisioterapia do Hospital, que escolheu como tema para diálogo "A fronteira entre a recuperação e a compensação após o AVC - estratégias facilitadoras da aprendizagem".
Muito agradável, com boa disposição, e sem deixar de abordar temas importantes! 
Sempre na primeira 4ª feira de cada mês!

Nova esperança para os doentes de AVC
É o nome do curto filme, que legendámos, com novas e avançadas investigações na Europa! É muito positivo que a investigação vá evoluindo, no sentido de eliminar, ou, pelo menos, minorar, as sequelas de quem sofre um AVC.

A PORTUGAL AVC na Revista STROKE.PT!
Esta magnífica revista da SPAVC, de publicação quadrimestral, no seu nº 7 (respeitante a Dez.16), traz uma página inteira dedicada ao 1º Encontro Nacional Portugal AVC.

AVC no "Horizon 2020" da União Europeia
O programa "Horizon 2020" da União Europeia contempla, para já 4 projetos de investigação na área do AVC. A SAFE (Stroke Alliance for Europe) e a Portugal AVC apoiam estes estudos em curso, através da sua divulgação. Conheça quais são!

Portugal AVC na Newsletter da ESO
A ESO (European Stroke Organisation) - principal organização do AVC na Europa, reunindo médicos, investigadores e as sociedades científicas -, na sua Newsletter difundida em 30.Dez.2016, coloca em destaque a Portugal AVC, através de uma entrevista realizada a uma sua Diretora (Diana Wong Ramos), no âmbito da reunião anual da SAFE (Stroke Alliance for Europe).

Leia aqui o original (em inglês).

Tradução em português também disponível aqui.

Maria Cambray e Coro de Afásicos

Maria Cambray, cantora da Catalunha e de Espanha e sobrevivente de AVC, e o Coro de Afásicos do Hospital S. Paulo (Barcelona), cantam e encantam! 
Veja o vídeo e a mensagem: podemos aproveitar o muito que temos de bom, mesmo com sequelas de AVC!!!

Em Viseu, o Grupo de Ajuda Mútua é notícia de imprensa! A Portugal AVC tem como 1ª finalidade ajudar a nascer idênticas iniciativas noutros locais do país! Porque não no seu centro ou localidade? Só falta quem tenha vontade de dar o primeiro passo... Contacte-nos!

Diana, Jon Barrick e António

O dia 9 de Dezembro de 2016 assinala mais um marco na história da Portugal AVC: reunida em Assembleia Geral, a "Stroke Alliance for Europe (SAFE)" ratificou a decisão de admitir como membro de pleno direito, representando o país, a Portugal AVC! A foto do presidente (Jon Barrick) com os nossos delegados na ocasião!

AVC na TV3 (Catalunha - Espanha)
A TV3 (Catalunha - Espanha) vai dedicar a sua emissão especial "Maratona da Saúde", em todo o domingo 18.Dez.2016, à problemática do AVC! Veja aqui o fantástico spot de lançamento da iniciativa!

A Portugal AVC aderiu à Campanha do Barrete Azul, lançada pela Associação Salvador, e está a difundi-la de norte a sul do país! Seja solidário por apenas 2 euros, e ajude a dar outra cor ao Natal às pessoas com limitações!

Portugal AVC na NOVA GENTE
Há 2 diretoras e co-fundadoras da Portugal AVC em destaque na revista Nova Gente (publicada em 03.Nov.2016): a Diana Wong Ramos, em reportagem de 2 páginas, também a propósito e divulgando a nossa entidade, e a Drª Elsa Azevedo respondendo a uma pergunta “Como proceder quando suspeita de um AVC?”. Imprescindível ler ambos os artigos!

Portugal AVC na TVI24
A Portugal AVC, muito bem representada pela Diana Wong Ramos, esteve em destaque na TVI24, no Dia Mundial do AVC! Sem esquecer a preocupação com a prevenção, e deixar a mensagem claramente positiva para os sobreviventes de AVC: a vida pode precisar de "adaptações", mas continua, e somos úteis!

Portugal AVC na TSF
A Ana Santos, como cuidadora (e membro dos nossos órgãos sociais!), e o Luís Abreu (sobrevivente de AVC), foram indicados por nós para uma reportagem da TSF, transmitida no Dia Mundial do AVC. Absolutamente de ouvir!

Governo cria plataforma para ensinar a cuidar de pessoas dependentes.
Portal na Internet custará milhares de euros e será construído com recurso a fundos europeus. É a primeira medida a avançar em 2017 no âmbito do prometido estatuto do cuidador informal.

Decorreu na passada quarta-feira, dia 5 de outubro, no Porto, o 1.º Encontro de Sobreviventes de AVC, promovido pela Portugal AVC, uma associação de doentes recém-constituída com a missão de contribuir para a melhoria das condições de vida e dos cuidados prestados aos doentes que sofrem um acidente vascular cerebral.

A Portugal AVC, uma organização recém-constituída que visa dar voz aos sobreviventes de AVC, seus familiares e amigos, mas que também inclui profissionais de saúde, cuidadores e todos aqueles que queiram juntar-se “esta causa”, vai promover, na tarde do próximo dia 5 de outubro, o 1.º Encontro Nacional Portugal AVC.

Um artigo que dá destaque à Portugal AVC, a grande "novidade" é que esta é uma entidade protagonizada pelos próprios sobreviventes de AVC (embora conte com familiares, profissionais de saúde, cuidadores, e outros sensíveis ao tema)!

Membro de:

Apoio científico: