Modelo de Apoio à Vida Independente

(Assistência Pessoal)

O que é o MAVI (Modelo de Apoio à Vida Independente)?
A disponibilização de assistente pessoal a pessoas com deficiência, para a realização de atividades que, de outra forma, não possa realizar por si própria. Por exemplo, atividades de vida diária e de apoio na vida em sociedade, como higiene, alimentação, manutenção da saúde e cuidados pessoais, deslocações e apoio em contexto laboral.

A quem se destina o MAVI?
Os destinatários da assistência pessoal são todas as pessoas com deficiência ou incapacidade que tenham idade igual ou superior a 16 anos e possuam um grau de incapacidade certificado por atestado médico multiusos igual ou superior a 60%.

 


A pessoa destinatária do apoio tem direito a escolher o ou a Assistente Pessoal?
A pessoa destinatária de assistência pessoal tem direito a participar ativamente no processo de seleção dos Assistentes Pessoais, designadamente, através da realização de entrevistas conjuntas e propondo o ou a Assistente Pessoal a contratar. 

Como se solicita a adesão ao MAVI?

A solicitação de Assistência Pessoal decorre da iniciativa da pessoa com deficiência, expressa pela própria ou por quem legalmente a represente. Deve contactar, um dos Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI), certificados oficialmente, constantes da lista disponível aqui (clique). E que lhe explicarão, ainda com mais pormenor, o funcionamento do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI).

Pode também obter mais informação junto da entidade oficial que gere o programa, o Instituto Nacional de Reabilitação (INR).

 

Também tem mais detalhe no vídeo

Contactos

e: info@portugalavc.pt

f: facebook.com/pt.avc

t: 928 060 600

(3ª, 5ª e 6ª feira, das 14 às 18 h)

Membro

Apoio científico